Tweets vão de ajuda a vítimas do terremoto no Haiti até encontro na Casa Branca entre Obama e Medvedev
POR JOÃO RICARDO GONÇALVES
Rio - Uma lista elaborada pela rede social Twitter mostra que não é exagero quando se diz que o site está revolucionando a maneira de se comunicar. A relação de “dez tuitadas mais poderosas de 2010” inclui mensagens postadas no microblog que permitiram a entrada de ajuda humanitária no Haiti, um texto do governo equatoriano declarando estado de exceção, o anúncio do casamento do Príncipe William, da Família Real Britânica, e uma troca de cumprimentos entre os governos de Estados Unidos e Rússia.
“Agora, os telefones vermelhos não são mais necessários”, brincou o presidente americano Barack Obama, ao comentar o fato de a Casa Branca ter enviado mensagem de boas-vindas ao Kremlin, após o presidente russo, Dimitri Medvedev, criar uma conta no microblog. Na época da Guerra Fria, a comunicação entre o governo da ex-União Soviética era feita apenas através de uma linha telefônica apelidada como “telefone vermelho” ou “linha quente”, estabelecida após a Crise dos Mísseis de Cuba, na década de 60, que quase resultou numa guerra nuclear.
A troca de mensagens entre as duas superpotências ficou em segundo lugar na lista, superada apenas pelo texto da repórter Ann Curry, pedindo que a Força Aérea dos EUA liberasse o acesso de equipes dos Médicos Sem Fronteiras ao Haiti, logo após o terremoto de janeiro. “@usairforce (conta do twitter da Força Aérea dos EUA), encontre um jeito de deixar que os aviões dos Médicos Sem Fronteiras pousem no Haiti. São os mais efetivos aqui”, disse a jornalista da rede NBC, na rede social, junto com um texto da ONG que explicava que uma aeronave com médicos e equipamentos havia sido desviada para a República Dominicana.
Apesar de também incluir vários temas que ganharam mais atenção apenas com os norte-americanos, como a mensagem da americana que sofreu um acidente de bicicleta numa montanha e só conseguiu resgate através do Twitter, e a interação entre eleitores e candidatos nas eleições legislativas americanas, a maioria das “tuitadas poderosas” ganharam destaque no mundo todo.
Entre elas, está a mensagem do capitão da seleção espanhola, Carles Puyol, que flagrou a alegria dos vencedores ao voltar ao seu país: “Está um ambiente incrível nas ruas. Estou orgulhoso por ver tanta gente feliz”, disse.
Os 10 principais temas do Twitter
1- Mensagem que liberou a entrada dos Médicos Sem Fronteiras no Haiti;
2- Saudação dos EUA ao governo da Rússia;
3- Pedido de socorro da americana Leigh Fazzina, isolada numa trilha;
4- Perfil falso ironizando reação da BP ao vazamento de óleo no Golfo do México;
5- Governo do Equador declara estado de exceção durante crise entre o presidente Rafael Correa e agentes de segurança;
6- Noivado do príncipe William e Kate Middleton;
7- Anúncio da saída de Jonathan Schwartz, presidente da Sun Microsystems;
8- Tweet de candidato americano ao congresso reconhecendo derrota;
9- Puyol chegando à Espanha depois do título;
10- Comediante Conan O’Brien anunciando turnê.
Fonte O Dia on line - 26 de dezembro de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário